top of page

Vem aí a segunda edição do "Concurso de Canto Natércia Lopes"

2º Edição do Concurso, realizado pela Companhia de Ópera do Espírito, acontece entre os dias 7 a 10 de setembro, na Casa da Música Sônia Cabral




Com patrocínio master da Shell e patrocínio ouro do Instituto Cultural Vale, a Companhia de Ópera do Espírito Santo realizará, entre os dias 07 a 10 de setembro, o 2º Concurso de Canto Natércia Lopes. O evento, que homenageia a diva da ópera capixaba que também dá nome ao concurso, acontecerá na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, e é aberto para o público acompanhar todas as etapas do concurso.


Nesta edição do concurso, participarão cantores brasileiros - residentes, ou não, no Brasil, que passaram pela fase eliminatória, em junho. O foco do evento é fomentar o canto lírico no Brasil, estimulando cantoras e cantores acima de 18 anos - e sem limite máximo de idade - a participar dentro de sua respectiva categoria. Ao todo, as premiações (todas em dinheiro) somam R$ 24 mil.


O concurso integra a programação do 11º Festival de Música do Espírito Santo e conta com direção geral de Tarcísio Santório, direção artística de Lívia Sabag e coordenação de Gabriel Rhein-Schirato.

Assim como em sua primeira edição, o 2º Concurso de Canto Natércia Lopes acontece em três fases: Eliminatória (remota), Semi-final e Final (presenciais), e deverá abarcar obras diversificadas do repertório. A Banca Julgadora será formada mais uma vez por importantes profissionais do meio operístico: Jena Vieira (Theatro da Paz), Flavia Furtado (Festival de Ópera do Amazonas), Pablo Maritano (Theatro Colón), Helder Trefzger (Oses), e Gabriel Rhein-Schirato (Festival de Música Erudita do Espírito Santo).

A premiação será dividida em três categorias, por faixa etária. Cada categoria entregará três prêmios: Primeiro, Segundo e Terceiro lugares, e cada um destes premiados receberá um valor em dinheiro. Aqueles classificados em primeiro lugar de cada categoria, ainda se apresentarão, no “Concerto de Encerramento do Festival de Música Erudita do Espírito Santo”, que será realizado no Teatro SESC Glória, na cidade de Vitória - ES, no dia 25 de novembro, com participação da OSES - Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, e com todas as despesas pagas.


“O 11° Festival de Música Erudita do Espírito Santo tem o propósito de promover a música erudita como possibilidade de desenvolvimento humano e econômico. Acreditamos que através das ações do Festival, como o Concurso de Canto Natércia, estamos exercendo nosso desejo de impulsionar vidas através da cultura, fomentando um futuro melhor para a sociedade” – comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil, lembrando ainda que a empresa figurou em 2022 como a segunda maior patrocinadora de cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Programação:


07/09 – Abertura oficial às 14h

07/09 – Início da audição da semifinal – 14h40

08 e 09/09 – Início da audição da semifinal – 10h

10/09 – Final – 14h

10/09 – Anúncio dos ganhadores – 19h30

Sobre a Shell Brasil:


Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.


Patrocínio Master: Shell

Patrocínio Ouro: Instituto Cultural Vale

Produção: TS Projetos Culturais

Correalização: Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo

Realização: Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.


Assessoria de Comunicação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo

Erika Piskac

(27) 99283-1081 / (27) 99273-1875

e-mail: comunicacao.coes@gmail.com

Instagram: @orquestrasinfonicaes



bottom of page