Sinfônica do Estado do Espírito Santo realiza concerto no Sítio Histórico Porto de São Mateus
- Comunicação COES
- 23 de jul.
- 2 min de leitura

O evento, que está marcado para começar às 17h, marca a entrega da obra de requalificação urbana do Sítio Histórico Porto de São Mateus
A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) viaja com destino a São Mateus, para participar de um importante momento do Governo do Estado: a entrega da obra de requalificação urbana do Sítio Histórico Porto de São Mateus. A apresentação acontece a partir das 17h, com entrada gratuita.
Sob regência do maestro Helder Trefzger, preparamos um repertório com obras de Francisco Mignone: Dança do Chico Rei e da Rainha N’Ginga; Fructuoso Vianna: Dança de Negros; Leonardo Gososito: Suíte Sementes / Dentro da Terra / Transformação / A Dança das Sementes; Arturo Márquez: Danzón n.º 2; Chiquinha Gonzaga: Forrobodó e Ciro Pereira: Gonzaguiana.
Sobre a obra
O Governo do Estado, por meio da Secretária da Cultura (Secult), investiu um valor total de R$ 10.939.384,60 nas obras de Requalificação, por meio do Programa de Co-investimento da Cultura – Fundo a Fundo – Patrimônio Material Tombado – ciclo 2022, um mecanismo de transferência de recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) para os fundos municipais de cultura, destinado exclusivamente à valorização, preservação, conservação e restauração do patrimônio material tombado, bens móveis e imóveis, reconhecidos na forma da lei.
O local é tombado como Sítio Histórico pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), por meio da Resolução CEC nº 01/1976 e Resolução CEC nº 001/2010, que dispõe sobre a regulamentação das diretrizes para intervenções nos espaços públicos, lotes e edificações integrantes da Área de Proteção do Ambiente Cultural de São Mateus.
O projeto considera tanto os aspectos relacionados à preservação do patrimônio cultural tombado, quanto à reintegração do Sítio Histórico de São Mateus com a parte alta da cidade, assegurando a mobilidade e acessibilidade para os moradores e visitantes. Já para a pavimentação das vias públicas, estão sendo adotados materiais que procuram conciliar mobilidade, permeabilidade, facilidade de manutenção e preservação da ambiência do sítio.
Sítio Histórico do Porto de São Mateus
Localizado em São Mateus, oitavo município mais antigo do Brasil, o Porto de São Mateus, localizado as margens do Rio Cricaré, foi uma peça importante no desenvolvimento econômico da região durante o século XIX. Tendo como principal produto de exportação a farinha de mandioca, o porto também foi grande exportador de café e cana-de-açúcar.Para além dos bens de consumo, o local também é marco histórico de um passado cruel, estritamente ligado ao comércio escravista, sendo um dos grandes mercados de escravos do País. Foi na região onde registrou-se a apreensão do último navio negreiro clandestino que circulou na costa brasileira, em 1856, após a lei de proibição do tráfico de escravos para o Brasil (1850).
Serviço:
Entrega da Obra de Requalificação Urbana do Sítio Histórico do Porto de São Mateus
Data: 24/07
Horário: 17h
Local: Sítio Histórico do Porto de São Mateus
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
Assessoria de Comunicação da OSES
Erika Antônia Piskac
el: (27) 99283-1081
E-mail: comuncacao.coes@gmail.com
Instagram: @orquestrasinfonicaes