top of page

Série ES: Sinfônica do Espírito Santo realiza concerto itinerante em Cachoeiro de Itapemirim


A apresentação acontecerá na Catedral de São Pedro, na próxima quinta-feira (27), a partir das 19 horas, com entrada gratuita.


A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) segue rumo ao sul do estado, no próxima quinta-feira (27), com sua agenda de apresentações itinerantes na “Série ES”. Desta vez, o concerto será realizado em Cachoeiro de Itapemirim, na Catedral de São Pedro, às 19h, com entrada gratuita.


Sob a regência do maestro Helder Trefzger, a Oses interpretará um repertório de clássicos atemporais, como a conhecida obra “Peer Gynt, Suite nº 1”, do compositor Edvard Grieg, e a abertura da ópera, “O Guarani”, de Carlos Gomes.


Conheça as obras



Um dos temas clássicos mais conhecidos do mundo, “Morning Mood”, que faz parte da peça teatral “Peer Gynt”, do escritor Henrik Ibsen, com música incidental de Edvard Grieg, estreou na Noruega em 1876. A obra transmite e descreve o nascer do sol em uma atmosfera matinal.


Mais uma vez a natureza, associada ao sobrenatural, se faz presente com “Uma Noite no Monte Calvo”, do russo Modest Mussorgsky. O próprio compositor deixou escrito como fonte de inspiração extramusical: “Ruídos subterrâneos de vozes sobrenaturais. Aparição de espíritos das trevas e do Deus da Noite (...) No auge do sabá, toca ao longe o sino de uma pequena igreja. Ela dispersa os espíritos das trevas. O dia amanhece”.


Vaughan Williams foi um compositor inglês nascido em 1872. Logo no início de “As Vespas”, percebe-se uma inusitada imitação dos insetos, e a obra segue em clima divertido. Como se pode perceber por essa obra, a música de Vaughan Williams influenciou muitas trilhas sonoras para teatro e cinema das décadas seguintes.


Carlos Gomes foi o principal compositor romântico de ópera no Brasil. No programa, está a abertura de “O Guarani”, que contém algumas das mais conhecidas melodias do compositor, e “Alvorada”, obra sinfônica que faz parte da ópera “O Escravo”, onde o compositor evoca o amanhecer na floresta com toques impressionistas.


Repertório


“Peer Gynt, Suite nº 1”, de Edvard Grieg (duração aproximada de 15 minutos)


“Uma Noite no Monte Calvo”, de Modest Mussorgsky

(duração aproximada de 10 minutos)


“As Vespas, Abertura”, de Ralph Vaughan Williams (duração aproximada de 10 minutos)


“Alvorada”, da ópera “Lo Schiavo” (“O Escravo”), de Antônio Carlos Gomes

(duração aproximada de 6 minutos)


Abertura da ópera “Il Guarany” (“O Guarani”), de Antônio Carlos Gomes

(duração aproximada de 9 minutos)


Regência: Helder Trefzger


Serviço:


Série ES – Cachoeiro de Itapemirim

Quando: 27/07 (quinta-feira)

Horário: às 19h

Local: Catedral de São Pedro, Rua Barão de Itapemirim, 36, Centro, Cachoeiro de Itapemirim

Entrada gratuita


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583


Assessoria de Comunicação da Coes

Erika Antônia Piskac

Tel: (27) 99283-1081

Instagram: @orquestrasinfonicaes


bottom of page