top of page

NOTÍCIAS

13ª Edição do Festival de Música Erudita do Espírito Santo estreia ópera A profissão da Senhora Warren

  • Foto do escritor: Comunicação COES
    Comunicação COES
  • 31 de out.
  • 3 min de leitura
Cenário da ópera a A Profissão da Senhora Warren, com cenografia de Nicolás Boni
Cenário da ópera a A Profissão da Senhora Warren, com cenografia de Nicolás Boni


Com duas récitas na sexta-feira (07), às 20h, e no domingo (09), às 18h, os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site da Sympla, com antecedência



Em seu décimo terceiro ano de realização, e com patrocínio master da Shell, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo abre sua programação de concertos e espetáculos com a estreia mundial da ópera A profissão da Senhora Warren, nos dias 7 e 9 de novembro. 


A ópera  é inspirada na peça homônima de Bernard Shaw, com música de Maurício De Bonis e libreto assinado pelo Núcleo de Criação de Ópera, este ano formado por Livia Sabag, Gabriel Rhein-Schirato, Eliane Coelho e o próprio De Bonis. 


O espetáculo reúne grandes nomes da cena lírica do Brasil e do exterior. A direção musical e a regência da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo serão de Gabriel Rhein-Schirato, a direção cênica de Livia Sabag, preparação vocal de Fabio Bezuti, cenografia de Nicolás Boni e figurinos de Fabio Namatame. O elenco será formado pelas sopranos Eliane Coelho, Carla Cottini, o barítono Idaías Souto, e os tenores Mauro Wrona, Paulo Mandarino e Rafael Stein.


A ópera conta a história da Sra. Warren, uma mulher de origem humilde que deu à filha Vivie uma excelente educação e uma vida respeitável. Mas revelações sobre o passado e a ascensão financeira da mãe mudam completamente o destino das duas mulheres. O que parecia um simples encontro entre amigos em uma pacata cidade no interior da Inglaterra, torna-se o pivô de um grande conflito entre mãe e filha.


A peça original, escrita em 1893, na qual o autor faz uma ácida crítica à hipocrisia da sociedade da época, foi censurada e, durante quase dez anos, proibida de ser apresentada, tendo estreado apenas em 1902 em Londres. 


A entrada  para o espetáculo, que acontecerá no Sesc Glória no Centro de Vitória, é gratuita. A retirada de um par de ingressos pode ser feita com antecedência na plataforma Sympla.


A realização do Festival é da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), do Governo do Estado do Espírito Santo, através da OSES – Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e Secretaria de Estado da Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Shell, apoio institucional da Fecomercio/Sesc e Casa da Música Sônia Cabral.


Festival de Música Erudita do Espírito Santo

Idealizado por Tarcísio Santório, presidente da COES (Companhia de Ópera do Espírito Santo), o Festival de Música Erudita do Espírito Santo teve sua primeira edição em novembro de 2013, e desde 2014 tem a direção geral dividida com Natércia Lopes. Já passaram por ele grandes nomes nacionais e internacionais como Eliane Coelho, Cristian Budu, Stephen Bronk, Emmanuele Baldini, Denise de Freitas, Fernando Portari, Eduardo Monteiro, Nahim Marun, Célia Ottoni, Aleyson Scopel, Gabriela Queiroz, Fábio Bezuti, os maestros Gabriel Rhein-Schirato e Helder Trefzger, o italiano Marco Gandini e os norte-americanos Maria Russo e Marc Verzatt, entre outros. Sua 8ª edição, em 2020, foi marcada pelo início da colaboração com Livia Sabag. Com transmissão ao vivo e direção de fotografia da cineasta capixaba Úrsula Dart, recebeu inúmeras críticas positivas nacionais e internacionais e foi indicada ao maior prêmio nacional de música clássica, o Prêmio CONCERTO, da renomada publicação brasileira. Em 2023, a ópera Contos de Júlia, criada para a abertura da 11ª edição, foi a vencedora do Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera da Revista CONCERTO. Em 2024, o Festival voltou a receber o mesmo prêmio pela ópera Clitemnestra.


Sobre a Shell Brasil

Há 112  anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.


Site do evento e canal no YouTube:


Serviço: 


13º Festival de Música Erudita do Espírito Santo

Dias 7 e 9 | sexta, às 20h e domingo, às 18h.

Teatro Sesc Glória -Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro – Vitória - ES - Tel.: (27) 3232-4750 

Entrada gratuita 


Informações à imprensa:

Erika Piskac

(27) 99283-1081


 
 
bottom of page