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Clássicos Populares

Série Famílias

Clássicos Populares

dom 11mai 14H

Parque Cultural Casa do Governador

Rua Santa Luzia - Praia da Costa, Vila Velha - ES, Brasil

Entrada gratuita

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Artistas

Helder Trefzger, regente

Maíni Moreno, harpa

José Benedito Gomes, flauta

Programa

Johann Strauss Jr: Der Zigeunerbaron op. 327: Einzugsmarsch

- Tempo di marcia


Georges Bizet: Carmen Suíte No. 1: VI. Les Toréadors

- Allegro giocoso


Georges Bizet: Carmen Suíte No. 1: V. Les Dragons d’Alcala

- Allegro moderato


Pyotr Ilyich Tchaikovsky: Dança Espanhola, do ballet “O lago dos cisnes”

- Allegro non troppo


Wolfgang Amadeus Mozart: Concerto para flauta e harpa, K 299 (2º mov)

- Andantino


Maurice Ravel: Bolero – trecho final

- Tempo di Bolero, moderato assai


Johann Strauss Jr: Tritsch-Tratsch (Chit-Chat) 

Polka, Op. 214

Sobre o espetáculo

Johann Strauss Jr (1825-1899) alcançou fama em vida principalmente por suas polcas e valsas, dentre elas O Belo Danúbio Azul, Vozes da Primavera e Valsa do Imperador. Foi igualmente um mestre da Opereta, tendo escrito sucessos como O Morcego e O Barão Cigano. É desta última o trecho que abre esse programa, a marcha Einzugsmarsch, conferindo alegria através de seu ritmo e melodia contagiantes. É dele também a obra que encerra esse programa, Tritsch-Tratsch (Chit-Chat) Polka, Op. 214. Escrita em 1858, após uma viagem à Rússia, Tritsch-Tratsch (ou bate papo), refere-se a uma boa conversa – ou até mesmo a uma fofoca, tudo recheado com muito humor e alegria. Destaque para os ritmos rápidos e a participação dos instrumentos de percussão que realçam a atmosfera ligeira e divertida da obra.


Da ópera mais famosa do compositor francês Georges Bizet (1838-1875), Carmen, foram escolhidos dois trechos para esse programa: Les Toréadors (Os Toreadores), com suas conhecidas melodias, brilhantes e imponentes, e Les Dragons d'Alcala (Os Dragões de Alcalá), um grupo de soldados do corpo de guarda do quartel de Alcalá, representados aqui pelos fagotes, acompanhados pela caixa clara e pelas cordas.


Do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), um célebre trecho de seu ballet O Lago dos Cisnes, escrito em 1875, a Dança Espanhola, na qual destaca-se o som das castanholas.


Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) escreveu o Concerto para flauta e harpa em 1778, durante a sua estada em Paris, fruto de uma encomenda do Duque de Guisnes, flautista amador, para que ele próprio pudesse executar juntamente com a sua filha, harpista. O segundo movimento é um andantino, uma página sonhadora e pastoral, cuja melodia é apresentada inicialmente pela orquestra antes de ser retomada pelos solistas, que dialogam sobre o acompanhamento diáfano tecido pelas cordas.


O compositor francês Maurice Ravel (1875-1937) escreveu o seu famoso Bolero em 1928, através de uma encomenda da dançarina Ida Rubinstein, atraído pelo ritmo repetitivo e por sua simplicidade melódica. Antes da primeira apresentação, Ravel publicou uma nota na qual esclareceu que havia escrito um trecho de dezessete minutos que consistia unicamente de um tecido orquestral, sem música, um longo e progressivo crescendo. Apesar disso, o Bolero se firmou como uma das mais populares músicas de concerto além de ser considerada uma obra-prima da escrita para os instrumentos musicais por sua orquestração extremamente refinada e criativa.


Maíni Moreno, harpista, é Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Graduada em Música pela Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES e formada em harpa pelo Conservatório de Tatuí. Ela iniciou os seus estudos em 2006, aos sete anos, na classe da professora Liuba Kletsova. Sua primeira experiência como solista, à frente da Orquestra “José dos Santos”, se deu seis meses depois, tendo sido regida pelo professor Vinícius Trisólio. Ainda no Conservatório de Tatuí, sagrou-se vencedora no Concurso Interno de Harpa. Atualmente é harpista da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, OSES e atua como convidada em diversas orquestras brasileiras.


O flautista José Benedito Gomes é Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Flautista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” FAMES. É coordenador do projeto Flauta Brasil. Realizou diversas apresentações com o flautista Altamiro Carrilho, o violonista Henrique Gomes, a harpista Gláucia Castilhos e a pianista Paula Galama. Realizou gravações e espetáculos com diversos artistas da música popular. 


Ficha Técnica

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