top of page
6º Vitória Ópera Estúdio

Série Quarta Clássica

6º Vitória Ópera Estúdio

qua 16jul 23H

Casa da Música Sônia Cabral

Praça João Clímaco, s/n - Centro, Vitória - State of Espírito Santo, Brazil

Entrada gratuita

Comprar ingressos online

Artistas

Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo

Idealização: Livia Sabag e Tarcísio Santório

Coordenação: Livia Sabag e Gabriel Rhein-Schirato

Professores: Marco Gandini, Gabriel Rhein-Schirato e Fabio Bezuti


Alunos selecionados no Vitória Ópera Estúdio



Programa

La Molinara: Giovanni Paisiello

Sobre o espetáculo

Coordenado por Livia Sabag e Gabriel Rhein-Schirato, o Vitória Ópera Estúdio, programa de formação e aperfeiçoamento para estudantes e profissionais da área de ópera, chega à sua sexta edição. Pioneiro no Brasil, o VOE foi um dos primeiros programas nacionais intensivos de especialização voltados para artistas do campo da ópera. Suas edições anteriores contaram com a participação de grandes nomes do Brasil e do exterior, como os preparadores vocais e professores de dicção Jocelyn Duek e Fabio Bezuti, os encenadores Marco Gandini, Livia Sabag e Marc Verzatt, o maestro Gabriel Rhein-Schirato, o cenógrafo Nicolás Boni, o jornalista João Luiz Sampaio, e os cantores Maria Russo e Fernando Portari.


Sobre a obra


L’Amor constrastato, ossia, La Molinara, conhecida também somente como La Molinara, é um dramma giocoso do compositor Giovanni Paisiello, com libreto de Giuseppe Palomba. Estreou em 1788 em Nápoles, no Teatro di Fiorentini. Paisiello foi um dos compositores italianos mais profícuos de sua época, tendo escrito cerca de noventa óperas.


La Molinara, uma de suas obras mais conhecidas, conta a história de Rachelina (soprano), uma linda moleira que é cortejada por três rapazes, os dois pequenos nobres Don Calloandro (tenor) e o Don Rospolone (baixo), e o tabelião Pistofolo (barítono). Os dois fidalgos usam Pistofolo (barítono), um homem simples e de bom coração, para apresentar os seus respeitos à moleira. Ela, no entanto, apaixona-se pelo tabelião, deixando os outros dois furiosos. A obra é um exemplo típico de commedia per musica napolitana, e sua trama é cheia de confusões que envolvem também os outros quatro personagens: a baronesa Donna Eugenia (soprano), a camareira Amaranta (soprano) e o servo Don Luigino.

Ficha Técnica

bottom of page