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Série Sinfônica no Parque
Série Sinfônica no Parque
dom 07dez 14H
Parque Botânico da Vale
R. Barão de Itapemirim - Centro, Vitória - ES, 29010-060, Brasil
Entrada gratuita
Artistas
Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
Isaac Gonçalves, regente
Programa
C. M. von Weber: Der Freischütz overture
Paulo Henrique Raposo: Abertura Armorial
Fernando Morais: Seresta, para corne-inglês e orquestra
Solista: Nathalia Maria
G. Bizet: Suite Carmen n. 1
Leroy Anderson: A Christmas Festival
Sobre o espetáculo
Foi Carl Maria von Weber (1786-1826) quem primeiro deu à abertura de ópera um caráter dramático, ligado à trama, coincidindo com o enredo e preparando o público para as emoções que viriam após abrir as cortinas. A sua ópera Der Freischütz (O franco-atirador), escrita em 1821, conta a história de um caçador que, para conquistar o direito de se casar com sua amada, precisará participar de uma prova de tiro. O pai da moça quer para ela o melhor caçador da vila. É esse o clima soturno, de preocupação e ameaça da não realização do amor — que dependerá da sorte e do acaso — que Weber impõe ao ouvinte na sua introdução grave criando a expectativa e a incerteza.
A Abertura Armorial, de Paulo Henrique Raposo, foi composta em 2003 e dedicada à Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté. A obra nasceu de uma pesquisa sobre o movimento armorial, idealizado pelo escritor Ariano Suassuna na década de 1970, com o objetivo de criar uma arte erudita genuinamente brasileira, enraizada nas tradições populares do nordeste, especialmente de Pernambuco. A Abertura Armorial dialoga com esse legado ao evocar sonoridades que remetem à rabeca, ao maracatu, à embolada e às cantigas sertanejas, numa linguagem sinfônica que celebra a riqueza e a sofisticação da cultura popular nordestina.
A Seresta para oboé e cordas, do compositor Fernando Morais foi inspirada no lirismo brasileiro das toadas e modinhas. Além da tradicional sonoridade na região grave, explorada por muitos compositores, essa obra contempla também o virtuosismo nas regiões média e aguda.
A ópera mais popular de G. Bizet deu ensejo a duas suítes, organizadas por Ernst Guiraud, cerca de dez anos após a morte do compositor. No caso da primeira suíte, foram escolhidos seis trechos: Prélude, Aragonaise, Intermezzo, Séguedille, Les dragons d'Alcala, Les toréadors, que trazem um panorama do ambiente da ópera.
Arthur Fiedler pediu a Leroy Anderson (1908-1975) que escrevesse uma peça especial, para uma gravação de Natal em 1950. A partir disso, Anderson selecionou algumas canções de Natal, organizando-as como um pot-pourri, intitulado “A Christmas Festival”.