
Série Concertos Especiais
Série Concertos Especiais TCG
sex 05dez 23H
Theatro Carlos Gomes
R. Barão de Itapemirim, 232 - Centro, Vitória - ES, 29010-060, Brasil
Entrada gratuita
Artistas
Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
Helder Trefzger, regente
Programa
Homenagem a Camargo Guarnieri Lina Pires de Campos
Das Plêiades Cibelle Donza
Sinfonia de Câmara Shostakovich
Sobre o espetáculo
Na primeira parte do programa, serão apresentadas obras de duas compositoras brasileiras.
Homenagem a Camargo Guarnieri (1977), da paulistana Lina Pires de Campos (1918-2003), é dedicada a um de seus mestres. Além da importância de seu legado como compositora, Lina teve um papel relevante na pedagogia pianística do século XX, inclusive na formação de renomados intérpretes contemporâneos. A obra, caracterizada por uma linguagem modinheira e seresteira, remete às vivências musicais da autora, nascida em uma família de imigrantes italianos que fundaram, em 1902, uma loja de instrumentos de cordas e artigos musicais em São Paulo - a Casa del Vecchio, ainda ativa - que virou ponto de encontro de artistas da música popular e de concerto.
A segunda, Das Plêiades, é uma composição de 2022 da paraense Cibelle Donza. Segundo a autora, a obra foi motivada por seu interesse pela astronomia, mais especificamente pela constelação das Plêiades, formada por estrelas brilhantes e quentes, predominantemente azuis, visíveis a olho nu em ambos os hemisférios terrestres, que se destaca por sua magnitude e brilho intenso. É a primeira peça de um conjunto de composições que compartilham um tema e um processo composicional. A série continua com Da Terra, para orquestra sinfônica.
A segunda parte do programa apresenta a Sinfonia de Câmara de Shostakovich (1960) um arranjo - autorizado e renomeado pelo próprio compositor - de seu oitavo quarteto de cordas, realizado pelo maestro Rudolf Barshai. No ano em que o Festival tem a liberdade como tema central de sua programação, ouviremos uma obra de um artista cuja trajetória foi marcada por uma relação tumultuosa com o regime soviético e pelo constante cerceamento de sua expressão estética e temática. Dedicado “à memória das vítimas do fascismo e da guerra”, o quarteto foi composto em seguida a uma viagem do compositor à Alemanha Oriental, onde a devastação decorrente da Segunda Guerra ainda era bastante perceptível.