top of page
100 anos de Maurício de Oliveira

Série Parque Casa do Governador

100 anos de Maurício de Oliveira

sáb 19jul 18H

Parque Cultural Casa do Governador

Rua Santa Luzia - Praia da Costa, Vila Velha - ES, Brasil

Entrada gratuita

Comprar ingressos online

Artistas

Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo

Esdras Maddalon e John Kennedy, violões

Raimundo Machado, cavaquinho, Daniel Barreto, violão de sete cordas, Danilo Klem, flauta e Léo de Paula, percussão, participações especiais

Helder Trefzger, regente

Programa

Maurício de Oliveira: Concerto para dois violões e orquestra

Maurício de Oliveira: Canção da Paz

Sebastião de Oliveira: Uma valsa para Maurício

Maurício de Oliveira: Reminiscências (choro-canção)

Maurício de Oliveira: Luíza (valsa)

Sebastião de Oliveira: Luíza

Pixinguinha: Lamento (choro canção)

Jacob do Bandolim: Doce de Côco (choro)

Avena de Castro: Queixumes (choro)

Américo Jacomino: Abismo de Rosas (valsa)

Waldir de Azevedo: Pedacinhos do Céu (choro)

Jacob do Bandolim: Noites Cariocas (choro)

Sobre o espetáculo

Maurício de Oliveira (1925-2009) foi um violonista e compositor capixaba. Símbolo do amor pelo Espírito Santo, Maurício transitou entre a música popular e a música clássica. Na década de 60 realizou a proeza de gravar a obra de Heitor Villa-Lobos para violão, incluindo Prelúdios, Estudos e o Concerto para Violão. Se apresentou com grandes nomes da música, ganhou vários prêmios, foi professor e deixou um legado que inclui muitas composições e arranjos, além de inúmeras gravações.


Esdras Maddalon iniciou os estudos de violão na FAMES. Em Milão, estudou no Conservatório “Giuseppe Verdi”. Em 2010 venceu o concurso do Festival Internazionale della Chitarra Niccolò Paganini di Parma. Apresentou-se como solista em festivais no Brasil, Itália e Rússia, incluindo a Orquestra Filarmônica de São Petersburgo e o Winter Arts Festival de Sochi com a All-Russian Youth Symphony Orchestra, a convite do violista e maestro Yuri Bashmet. Desde 2022 é professor da Civica Scuola di Musica Claudio Abbado, em Milão.


John Kennedy iniciou seus estudos de violão em 1986, sob a orientação do renomado violonista Maurício de Oliveira. Graduou-se em Bacharelado em Música pela Faculdade Augusto Mota e é pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Como intérprete, apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), integrou o Quinteto de Violões de Maurício de Oliveira, participou do Festival Internacional de Jazz de Vitória e também do Festival de Juiz de Fora, onde atuou ao lado do consagrado professor Turíbio Santos.


Participações especiais


Raimundo Machado nasceu em Pocrane, Minas Gerais. Após se mudar para o Espírito Santo, cursou economia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1985. A partir daí, sua paixão pela música ganhou espaço, dedicando-se ao cavaquinho e ao violão. Entre 1988 e 1996, viveu em Portugal, e ao retornar ao Brasil, integrou o grupo H2O por muitos anos. Sempre ligado ao choro e ao samba de raiz, Raimundo consolidou sua identidade artística nesses gêneros que são a essência da música popular brasileira.


Daniel Barreto é violonista de 6 e 7 Cordas, Guitarrista, Compositor e Arranjador, Cursou o Curso de Formação Musical em Violão Erudito, Técnico em Música Popular e Licenciatura em Música, ambos pela Fames (Faculdade de Música do Espírito Santo). Atua profissionalmente desde 2002, tendo participado de diversos shows e gravações, sendo integrante de grupos, e acompanhando artistas locais e nacionais.


Danilo Klem é bacharel em flauta transversal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e pós-graduado em educação musical. Nascido em Nova Friburgo em 1993, iniciou seus estudos aos sete anos de idade. Como solista esteve à frente da Orquestra Parasinfônica de São Paulo e da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, onde atua como flautista.


Léo de Paula é percussionista, professor e compositor de trilhas sonoras para espetáculos de teatro e dança. Já se apresentou em países como Colômbia, Rússia, Inglaterra, Holanda, Sérvia e Estados Unidos, além de diversos estados do Brasil. É músico da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), professor do projeto Vale Música Espírito Santo.


Sobre o repertório


A primeira parte do programa traz duas composições de Maurício de Oliveira, o Concerto para Dois Violões e Orquestra, obra feita nos moldes clássicos, com os solos de John Kennedy e Esdras Maddalon, que também será o solista na célebre Canção da Paz (premiada em Varsóvia, em 1955).


A segunda parte do programa se inicia com Uma Valsa para Maurício, uma singela homenagem feita pelo seu filho, Tião de Oliveira, violonista e compositor. Ela será interpretada pelo violonista Esdras Maddalon, acompanhado pela orquestra. Na sequência, contando com a participação especial de Raimundo Machado, um choro-canção escrito por Maurício, Reminiscências, que alterna a melodia entre o clarinete e o cavaquinho. Então chegamos a um momento muito emocionante do concerto: as homenagens de Maurício à sua esposa, com a valsa Luíza e de Tião de Oliveira à sua mãe, Luíza, esta última escrita para quinteto de sopros (flauta, dois clarinetes, fagote e trompa).


A terceira parte do programa, que conta com as participações especiais de Danilo Klem e Léo de Paula, músicos da Oses, traz arranjos de Maurício de Oliveira para obras consagradas, como Lamento, escrito por Pixinguinha em 1925, Noites Cariocas e Doce de Coco, de Jacob do Bandolim, Queixumes, de Avena de Castro, a valsa Abismo de Rosas, de Américo Jacomino, aqui com com solo de Daniel Barreto e o famoso chorinho Pedacinhos do Céu, escrito em 1951 por Waldir de Azevedo.

Ficha Técnica

bottom of page