03/06 a 14/06
Série Orquestra nas Escolas
Escolas da Rede Pública de Ensino do Espírito Santo
Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Governo do Espírito Santo
Gratuito
Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo - Oses
Helder Trefzger e Sanny Souza, regentes
Gioachino Rossini: Guilherme Tell (final)
Pyotr Ilyich Tchaikovsky: Valsa, do ballet A Bela Adormecida
Danny Elfman, arr. Guilherme Mannis: The Simpsons
Koji Kondo: Abertura Temas de Super Mário Bros
John Williams: Star Wars, Marcha Imperial
Ary Barroso, arr. Antônio Paulo Filho: Na Baixa do Sapateiro
Sobre a apresentação
Gioachino Rossini (1792-1868) foi um dos principais compositores do primeiro romantismo italiano, deixando um legado de 39 óperas, como Il barbiere di Siviglia, L'italiana in Algeri e La Cenerentola. Em 1829, escreveu a sua última ópera, Guilherme Tell, cuja abertura traz, em seu célebre finale, uma passagem rápida e vibrante, iniciada por trompas e trompetes e finalizada por toda a orquestra.
Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), um dos principais nomes da música russa, deixou um legado que inclui óperas, sinfonias, concertos e músicas para balés, como O lago dos cisnes, O quebra-nozes e também A bela adormecida (1889), cuja valsa, do primeiro ato, é notória por sua marcante melodia.
Danny Elfman, compositor norte-americano nascido em 1953, escreveu diversas trilhas para teatro, tv e cinema, como Missão Impossível, Homen-Aranha e Os Simpsons, uma das músicas-tema mais reconhecidas da história da televisão americana, aqui com arranjo do maestro Guilherme Mannis.
O compositor japonês Koji Kondo (1961) ficou famoso por compor trilhas sonoras para jogos de videogame, como Super Mario, Star Fox e The Legend of Zelda, dentre muitos outros. Segundo ele próprio, foi necessário jogar o game inúmeras vezes, adaptando o tempo e buscando um ritmo que estivesse alinhado com as ações de correr e pular do personagem principal, transformando essa sensação em melodia.
A Marcha Imperial é um dos temas de filmes mais conhecidos, um clássico exemplo de leitmotiv, motivo recorrente, associado a personagens ou a eventos de um drama. Ela representa o autoritário Império Galáctico e geralmente está associada ao mais famoso personagem de Star Wars, Darth Vader. Foi composta por John Williams e apareceu pela primeira vez no filme O Império Contra-Ataca. O tema é inspirado na famosa “Marcha Fúnebre”, da Sonata para piano n.º 2, de Chopin, e em Marte, o Portador da Guerra, de Gustav Holst.
O compositor brasileiro Ari Barroso (1903-1964) foi autor de mais de 250 músicas, dentre elas Aquarela do Brasil, música que consolidou o estilo samba-exaltação, com versos ufanistas. Na Baixa do Sapateiro é um samba composto por ele e gravado por Carmen Miranda em 1938 e que, mais tarde, foi utilizado em um filme da Disney, em 1944. Aqui a música recebe um arranjo de Antônio Paulo Filho, ex-fagotista da Oses.